CONTEÚDOS RIOLAX

A água, os banhos de imersão e seus benefícios
  • 17 de Agosto de 2017
  • Geral
  • Riolax

A água, os banhos de imersão e seus benefícios

Os banhos de imersão e a hidromassagem são considerados por muitos um ritual de purificação física e mental, proporcionando uma série de benefícios oferecidos pela água que vão do relaxamento ao combate do estresse e da ansiedade.

Para atender a demanda cada vez mais crescente gerada pela busca deste bem-estar, o mercado oferece três categorias de produtos: a banheira, o spa e ofurô.

 

Conheça:

Banheiras sem hidromassagem – As banheiras de imersão sem hidromassagem já são velhas conhecidas e têm presença obrigatória em muitos projetos. Elas não possuem equipamentos tecnológicos, mas são sofisticadas e muito confortáveis. Dentre as mais conhecidas estão as “Vitorianas”, em geral uma peça única e individual, feitas de acrílico, ferro fundido ou um composto vulcânico de pedra calcária.  Por não possuírem a hidromassagem são mais utilizadas para banhos térmicos e aromáticos.

 

Banheira de hidromassagem – A banheira de hidromassagem ou spa traz o conceito ocidental de sofisticação e tecnologia. Ela possui equipamentos que pressurizam a água e a direcionam a vários pontos do corpo, fazendo massagem com jatos d’água. São produtos customizáveis em quantidade de jatos, bicos ajustáveis na direção e na pressão, no aquecimento, cromoterapia, ozonizador e outros acessórios. O objetivo dela é proporcionar o máximo em relaxamento e conforto.

Os melhores produtos são fabricados em acrílico e revestidos com resina e fibra de vidro, para manter a temperatura da água e dar durabilidade ao produto. Elas podem ser individuais ou duplas, retangulares, ovais, redondas ou com design especial, além de possuírem moto-bomba de baixo ruído, afinal, para o relaxamento é preciso ouvir apenas o barulho da água e músicas que preferimos.

 

Spa – Já os spas são banheiras de hidromassagem com capacidade para várias pessoas e maior capacidade hídrica que uma banheira convencional. Eles possuem mais acessórios e sistemas de filtragem e desinfecção para reutilização da água e são mais bem equipados que as banheiras de hidromassagem convencionais, podendo agregar cascata, frigobar, air-blower (bolhas de ar que causam uma sensação maior de flutuação) e maior quantidade de jatos. Elas geralmente são instaladas em amplas salas de banho ou em áreas externas, como quintais, coberturas ou varandas de apartamentos. Podem compor o espaço de laser com a piscina ou excluindo a piscina devido à sua praticidade e conforto proporcionado.


Ofurô – O ofurô é uma banheira tradicional do Japão e com formato mais profundo e curto que uma banheira ocidental, ela permite o banho com o corpo em posição fetal – suficiente para que a água cubra os ombros de uma pessoa sentada, em água quente (40 °C), proporcionando um relaxamento profundo. São feitas em madeira ou acrílico, com ou sem hidromassagem.

 

Os modelos e seus ambientes

As banheiras compõem a arquitetura do banheiro da suíte ou sala de banho.

Os ofurôs podem ser instalados em banheiros, varandas ou naquele cantinho “zen”.

Os SPAs são instalados em salas de banho, quintais, áreas de lazer ou coberturas de apartamentos.

Os tamanhos e a instalação

Os ofurôs podem ser encontrados a partir de 0,90 m e banheiras a partir de 1,00 m. O local de instalação deve ter, além de espaço suficiente, as seguintes especificações:

– Ponto de entrada de água aquecida ou não, pois as hidros podem ter aquecedor.

– Saída de água deve ter ponto de esgoto para as banheiras e ofurôs e para os SPAs, pluvial.

– Energia elétrica para as hidromassagens, com disjuntor específico e exclusivo.

– Aterramento elétrico e ponto exclusivo, para as hidromassagens.

– Resistência da laje (para apartamentos) específica para o peso do produto com água e pessoas dentro.

Vantagens frente à piscina

A água do spa não precisa ser trocada a cada uso e os produtos mais modernos já possuem sistemas de filtragem e ozonização, limpando e desinfetando a água. Eles também possuem automação, possibilitando ser acionado automaticamente para aquecer a água ou apenas para mantê-la limpa e pronta para uso.

Em uma piscina média (10 x 5 m) existe perda mensal de água por evaporação e filtragem muito maior do que a quantidade total de água de um spa que gira em torno de 1.000 litros.

Nas coberturas o spa é muito mais indicado, pois praticamente elimina os problemas de vazamento e trincas das piscinas tradicionais.

Pronta-entrega e customização

Alguns estabelecimentos comerciais possuem produtos para a pronta-entrega e quando os produtos são customizados, de acordo com a necessidade e vontade do cliente, o prazo de entrega gira em torno de 30 dias.

Para todas as estações do ano

Os banhos de imersão podem ser realizados em qualquer época do ano, para refrescar ou para aquecer seu corpo, já que o objetivo final deles é o bem-estar. Alguns esportistas e clubes incorporam o gelo à água para proporcionar um choque térmico ao atleta, minimizando os riscos de lesões e inflamações. As clínicas de estética também estão equipadas com banheiras de hidromassagem, proporcionando a seus clientes os mais inusitados tratamentos para relaxamento e beleza, tais como banho de champanhe, vinho tinto e até chocolate.

Economia de água

Um banho de ducha pode consumir 243 litros de água, segundo o site da Sabesp. Já as banheiras de hidromassagem individuais, consomem em média 150 litros de água, portanto elas podem ser mais econômicas que as duchas, além de serem muito mais relaxantes. Outro ponto positivo é que com o banho de banheira, o usuário tem total controle do quanto está consumindo de água. Já no banho de ducha esse controle não possível, pois o consumo de água depende do quanto o registro está aberto e também da duração do banho.

Limpeza e higiene

Os spas RIOLAX possuem filtro e OZONIZADOR, para limpeza e higienização constante da água, possibilitando sua reutilização. O ozônio é um dos mais poderosos oxidantes que se conhece e suas propriedades bactericidas, algicidas, fungicidas e desodorizantes, têm sido aproveitadas especialmente para o tratamento de águas.

NOSSO INSTAGRAM